Postagens do Blog
Conheça os diferentes tipos de tintas e suas aplicações
Uma boa pintura é sempre uma solução prática para renovar o visual das paredes da casa. Mas, com as diversas variedades de tintas encontradas no mercado, como saber qual é a escolha certa para cada superfície?
Látex PVA: à base de água, é geralmente utilizada em pintura de paredes internas, principalmente para tetos e áreas secas que dispensam manutenção constante. É encontrada apenas em acabamento fosco, pois sua resina não permite a variação de brilho. Oferece pouca resistência à ação do sol e tem baixa “lavabilidade”, ou seja, não resiste à lavagem e, por isso, deve ser limpo apenas com pano úmido. Seca rapidamente e o odor típico de pintura é mínimo.
Tinta acrílica: com propriedades similares ao látex, é uma tinta de secagem rápida e solúvel em água. Sua diferença está na composição: as resinas acrílicas, que concedem ao produto características impermeáveis, fazem com que ele seja muito utilizado em pinturas externas. Essa impermeabilidade também torna a tinta acrílica interessante para uso em áreas molhadas da casa, como cozinha e lavabo, já que podem ser lavadas sem preocupação. As tintas acrílicas podem ser encontradas em três tipos de acabamento: o fosco é menos resistente à limpeza, mas ressalta menos as imperfeições da parede; o semibrilho tem um pouco de brilho, destaca mais as imperfeições da superfície e resiste mais à limpeza do que a tinta fosca; já o acetinado confere à parede um toque mais fino, sofisticado, com um brilho suave, que resiste bem à limpeza. Assim como a tinta semibrilho, ela destaca as imperfeições da superfície. Dentre os diferentes subconjuntos de tinta acrílica destacam-se:
– Emborrachadas: indicadas para pintura de paredes externas, possuem uma película flexível que acompanha a dilatação e a retração da argamassa sob mudança de temperatura, protegendo a parede contra a umidade e contra a ação da chuva e do sol. São as mais indicadas para fachadas e muros.
– Laváveis: têm acabamento acetinado e oferecem grande resistência à limpeza, sendo ideal para ambientes com intenso tráfego de pessoas ou locais onde há crianças. Podem ser usadas tanto em ambientes internos como externos.
– Inodoras: são produtos que, em sua maioria, perdem o odor em até três horas após sua aplicação. Estão disponíveis em acabamento fosco e acetinado e podem ser utilizados na pintura de ambientes internos e externos.
Tinta esmalte: é especialmente boa para a utilização em superfícies de ferro ou madeira. Possui acabamento brilhante e acetinado, embora exista a versão fosca. Seu acabamento dá sensação de uma película formada sobre a superfície e, por isso mesmo, não é muito adequada para o uso direto na parede, porque, dependendo da aplicação, podem surgir bolhas ou descascamento. O custo dessa tinta é mais alto do que o das demais, por conta de seu uso mais específico. Importante salientar que muitos esmaltes são feitos a partir de solventes e, por isso, apresentam cheiro forte e secagem demorada. No entanto, vários fabricantes estão produzindo esmaltes à base de água, o que resulta em produtos de baixo odor e secagem rápida. Tintas epóxi e poliuretano: produto resistente que não se deixa atacar facilmente por produtos químicos, como os de limpeza. Ideal para aplicação em locais em contato direto com a água, como piscinas e caixas d’água. É, ainda, uma ótimo solução para ambientes como banheiros, boxes e cozinhas.
Texturizada: se você está procurando um acabamento rústico ou se deseja uma cobertura eficaz para superfícies com defeitos, a tinta texturizada fará esse trabalho. Algumas variedades vêm misturadas com partículas semelhantes à areia e são utilizadas como artifício decorativo. À cal: muito barata e de fácil aplicação, ela não é lavável e é usada em muros e paredes externas. A qualidade do acabamento não é das melhores.
A óleo: possui um ligante do tipo oleoso (óleos vegetais, minerais, essência de terebentina, entre outros) que possibilita um acabamento muito bonito (fosco ou brilhante). É utilizada em pinturas que exigem um cuidado maior, como móveis, janelas e portas. O óleo confere impermeabilidade à penetração de água, sendo, portanto, um protetor eficiente para materiais como madeiras e ferro.