+55 (73) 3612 - 7600  
 contatos@pjforros.com.br
 

Postagens do Blog

Conheça os diferentes tipos de tintas e suas aplicações

Uma boa pintura é sempre uma solução prática para renovar o visual das paredes da casa. Mas, com as diversas variedades de tintas encontradas no mercado, como saber qual é a escolha certa para cada superfície?

Látex PVA: à base de água, é geralmente utilizada em pintura de paredes internas, principalmente para tetos e áreas secas que dispensam manutenção constante. É encontrada apenas em acabamento fosco, pois sua resina não permite a variação de brilho. Oferece pouca resistência à ação do sol e tem baixa “lavabilidade”, ou seja, não resiste à lavagem e, por isso, deve ser limpo apenas com pano úmido. Seca rapidamente e o odor típico de pintura é mínimo.

Tinta acrílica: com propriedades similares ao látex, é uma tinta de secagem rápida e solúvel em água. Sua diferença está na composição: as resinas acrílicas, que concedem ao produto características impermeáveis, fazem com que ele seja muito utilizado em pinturas externas. Essa impermeabilidade também torna a tinta acrílica interessante para uso em áreas molhadas da casa, como cozinha e lavabo, já que podem ser lavadas sem preocupação. As tintas acrílicas podem ser encontradas em três tipos de acabamento: o fosco é menos resistente à limpeza, mas ressalta menos as imperfeições da parede; o semibrilho tem um pouco de brilho, destaca mais as imperfeições da superfície e resiste mais à limpeza do que a tinta fosca; já o acetinado confere à parede um toque mais fino, sofisticado, com um brilho suave, que resiste bem à limpeza. Assim como a tinta semibrilho, ela destaca as imperfeições da superfície. Dentre os diferentes subconjuntos de tinta acrílica destacam-se:

– Emborrachadas:  indicadas para pintura de paredes externas, possuem uma película flexível que acompanha a dilatação e a retração da argamassa sob mudança de temperatura, protegendo a parede contra a umidade e contra a ação da chuva e do sol. São as mais indicadas para fachadas e muros.

– Laváveis: têm acabamento acetinado e oferecem grande resistência à limpeza, sendo ideal para ambientes com intenso tráfego de pessoas ou locais onde há crianças. Podem ser usadas tanto em ambientes internos como externos.

– Inodoras: são produtos que, em sua maioria, perdem o odor em até três horas após sua aplicação. Estão disponíveis em acabamento fosco e acetinado e podem ser utilizados na pintura de ambientes internos e externos.

Tinta esmalte: é especialmente boa para a utilização em superfícies de ferro ou madeira. Possui acabamento brilhante e acetinado, embora exista a versão fosca. Seu acabamento dá sensação de uma película formada sobre a superfície e, por isso mesmo, não é muito adequada para o uso direto na parede, porque, dependendo da aplicação, podem surgir bolhas ou descascamento. O custo dessa tinta é mais alto do que o das demais, por conta de seu uso mais específico. Importante salientar que muitos esmaltes são feitos a partir de solventes e, por isso, apresentam cheiro forte e secagem demorada. No entanto, vários fabricantes estão produzindo esmaltes à base de água, o que resulta em produtos de baixo odor e secagem rápida. Tintas epóxi e poliuretano: produto resistente que não se deixa atacar facilmente por produtos químicos, como os de limpeza. Ideal para aplicação em locais em contato direto com a água, como piscinas e caixas d’água. É, ainda, uma ótimo solução para ambientes como banheiros, boxes e cozinhas.

Isolante térmica: indicada principalmente para atenuar o calor, a tinta isolante térmica é um revestimento à base de água flexível e resistente que incorpora em sua formulação polímeros acrílicos combinados com microesferas de cerâmica, e, com isso, reflete a maior parte da irradiação solar. Outra utilização da tinta é para a impermeabilização de lajes, telhados, caixas d’água, paredes, galpões, depósitos. Magnética: é uma tinta semibrilho, geralmente cinza, densa e rugosa, com carga magnética, permitindo a aderência de ímãs. Deve ser aplicada sob a tinta desejada para que a área da parede fique imantada.

Texturizada: se você está procurando um acabamento rústico ou se deseja uma cobertura eficaz para superfícies com defeitos, a tinta texturizada fará esse trabalho. Algumas variedades vêm misturadas com partículas semelhantes à areia e são utilizadas como artifício decorativo. À cal: muito barata e de fácil aplicação, ela não é lavável e é usada em muros e paredes externas. A qualidade do acabamento não é das melhores.

A óleo: possui um ligante do tipo oleoso (óleos vegetais, minerais, essência de terebentina, entre outros) que possibilita um acabamento muito bonito (fosco ou brilhante). É utilizada em pinturas que exigem um cuidado maior, como móveis, janelas e portas. O óleo confere impermeabilidade à penetração de água, sendo, portanto, um protetor eficiente para materiais como madeiras e ferro.

Deixe seu comentário!

Posts Relacionados

Festa do mês: Arraiá da PJ e Aniversário de Pablo Lavinscky

O aniversariante deste mês foi Pablo Lavinscky e comemoramos esse momento em clima junino.

Confraternização Final de Ano

No nosso depósito ocorreu o sorteio de uma TV, um lindo café da manhã

Evite vazamentos com manutenções simples

O desperdício de água impacta o meio ambiente e pesa no bolso no final

Veja como escolher pisos cerâmicos para áreas externas

  Escolher os revestimentos para os espaços externos da casa envolve inúmeras questões. O produto

Como economizar energia e água usando lâmpada LED

  Com os níveis das represas cada vez mais baixos, os moradores da região Sudeste

Saiba como instalar e usar trilhos para prateleiras

As prateleiras são peças chaves para organizar ambientes de forma criativa. Para montar uma

Confira 10 projetos de varanda gourmet para você se inspirar

Selecionamos 10 projetos de varanda gourmet feitos pelo arquiteto Gerson Dutra de Sá. Aqui

Conheça os diferentes pincéis e rolos para pintura

Para dar mais personalidade a um ambiente é essencial atribuir cores a ele. Pintar

Os diferentes tipos de azulejos e seus modos de usar

Azulejos são revestimentos quadrados ou regulares de pouca espessura que auxiliam na proteção e

Tintas: como escolher a ideal?

Existem tintas específicas para diferentes aplicações. A compra certa determina a qualidade da pintura Diante

Dicas sobre como manter os azulejos sem sujeira

Rejuntes amarelados e com mofo são comuns em ambientes úmidos como o banheiro. E,

Variados tipos e formas de utilização das argamassas

Argamassa é um produto indispensável em qualquer construção e tem como finalidade assentar tijolos

WordPress Image Lightbox Plugin